Skip to main content

Primeira Volta a Portugal Feminina em Bicicleta

É já no início de setembro que a primeira Volta a Portugal feminina em bicicleta vai para a estrada. Serão 4 dias cheios de emoção com o arranque a acontecer dia 2 de setembro.

Mais de 100 ciclistas a representar equipas portuguesas espanholas e britânicas, uma corrida de quatro etapas e um total de 259,3 km, assim é a primeira Volta a Portugal Feminina em bicicleta.

No ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto, nada melhor do que receber a apresentação, e o encerramento, da Volta a Portugal Feminina Codifis na Capital. O Marquês de Pombal foi o lugar escolhido para as equipas serem apresentadas, no dia 2 de setembro, seguindo em desfile até ao Cais do Sodré, onde embarcarão para Cacilhas. Esta é uma recriação do início da primeira Volta a Portugal masculina de 1927, assim como todo o percurso é uma viagem pela história e memória da primeira edição masculina.

Em 1927, o Diário de Notícias, escrevia que “a largada foi qualquer coisa de impressionante”, devido à multidão que se tinha juntado em Cacilhas para assistir ao momento, chegando mesmo a formar-se um cortejo de automóveis atrás dos ciclistas e da mota do diretor da prova.

De Cacilhas, as ciclistas partirão para uma ligação de 81,5 quilómetros, até Setúbal, terra de Oceana Zarco, pioneira portuguesa de ciclismo de competição da década de 1920.

No segundo dia as atletas irão deslocar-se entre Mafra e Loures, num percurso de 72 quilómetros, que inclui um prémio de montanha. Já a terceira etapa pode ser decisiva para o resultado final, com um contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, em Vila Franca de Xira.

No último dia, 5 de setembro, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta masculina, a prova termina com uma ligação entre as Caldas da Rainha e Lisboa, num total de 94,7 quilómetros.

Para Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo “a Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atração e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”.