Skip to main content

5 modalidades para ter um coração ativo

Seja porque ajuda no controlo do colesterol ou melhoram a tonicidade muscular, existem modalidades que ajudam na melhoria da saúde cardíaca.

 

A prática de exercício físico regular é um hábito amigo do nosso coração, e não só. Contudo, existem modalidades mais benéficas do que outras. A caminhada lidera a corrida nos benefícios, estando ao alcance de qualquer pessoa, independentemente da sua destreza física. Bastam 30 minutos para o seu coração começar a usufruir desses benéficos. Mas não só, conheça mais quatro modalidades que têm o mesmo efeito.


1. Caminhar

Basta apenas 30 minutos por dia para o seu coração sair beneficiado e quem o diz é a Harvard School of Public Health. De acordo com um estudo conduzido pela instituição, 30 minutos de caminhada diária reduzem o risco global de doença arterial coronária em 18%. Assim quando for trabalhar estacione o carro um pouco mais longe do que o usual e faça o resto do percurso a pé, num passo rápido, ou aproveite a hora de almoço para esticar as pernas. Se utilizar transportes públicos, pode sair sempre na paragem anterior, já sabe quem agradece este pequeno esforço.


2. Nadar

A natação, como já vimos aqui anteriormente, é das modalidades mais benéficas para a nossa saúde. “Exercita” o coração e os pulmões, melhora a saúde cardiovascular, e ainda aumenta a força e a tonicidade muscular, por exemplo.

 

3. Correr

É cada vez mais recorrente vermos pessoas a correr, e faz sentido. De acordo com um estudo levado a cabo pela Harvard School of Public Health, com apenas uma hora de corrida semanal, o risco de doença arterial coronária diminui em 42%. A isto junta-se o facto de este exercício aeróbio de alta intensidade ser um excelente aliado para melhorar a forma física, aumentar os níveis de bom colesterol e ainda diminuir os valores da tensão arterial.


4. Treino de força

Este tipo de treino, quando combinado com exercício aeróbio, ajuda a reduzir tanto a tensão arterial como a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Como se não fossem suficientes os benefícios ainda promove o aumento da massa muscular e a diminuição da massa gorda, contribuindo para que haja a manutenção de um peso adequado.

 

5. Ciclismo

Mais uma modalidade que tem ganho cada vez mais adeptos e que, além de servir como meio de transporte sustentável, ainda ajuda na regulação dos níveis de pressão arterial, na diminuição dos níveis de mau colesterol e melhora a saúde do coração.