Skip to main content

Natação – vamos aprender um pouco mais sobre esta modalidade desportiva

Encontrar um exercício que nos ajude a emagrecer, a ganhar massa muscular, melhorar o nosso condicionamento físico, ajudar quem tem problemas respiratórios ou de costas e que ainda tenha poucas hipóteses de nos provocar uma lesão parece uma missão para o James Bond. Contudo, esse desporto existe e é um dos mais praticados do mundo: a natação!

História da Natação

Segundo os indícios a natação é uma modalidade praticada há vários milénios, existindo pinturas rupestres e relatos que demonstram essa relação do homem com a atividade.
Se nos primórdios a capacidade de nadar possibilitou avanços em questões relacionadas com a sobrevivência e desenvolvimento humano, como superar obstáculos (rios e lagos), adquirir alimentos (pesca) ou, até evitar afogamentos, “depressa” evoluiu. Na Grécia Antiga a natação assumiu uma relação com a saúde e com o condicionamento físico de guerreiros e atletas e no Império Romano foram construídas as primeiras piscinas, ao mesmo tempo que passou a ser parte integrante do sistema de educação.

Teve depois um período de retrocesso, na Idade Média, quando as atividades relacionadas com o corpo foram alvo de crítica por parte da Igreja, mas voltou a ganhar força com o Renascimento e a sua visão antropocêntrica.

O primeiro livro sobre a modalidade “O nadador ou o diálogo sobre a arte de nadar” é escrito no século XVI, mais propriamente em 1538, por Nikolaus Wymman, professor alemão de linguística. Mas é no século XIX que a natação dá um grande salto evolutivo, é aqui que aparecem as primeiras competições organizadas de natação em 1837, em Londres, que o primeiro livro de regras é redigido, em 1874 e que, nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas, é uma das nove modalidades disputadas, com o húngaro Alfréd Hajós, a ser o primeiro campeão olímpico de natação.

Desde então a modalidade evoluiu e surgiram os variados estilos de nado:

- Crawl – braçadas alternadas e movimento vertical, também alternado;
- Costas – movimento de braços e pernas alternados, como no crawl, mas de costas para o fundo da piscina;
- Bruços – como o nome indica o nadador, na posição de bruços, projeta o corpo para fora da piscina e realiza um movimento de braços e pernas em conjunto;
- Mariposa – movimento de pernas ondulatório, como o bruços, mas com o movimento de braços simultâneo projetado para fora da piscina.

Também novas modalidades desportivas derivaram da natação como:

  • Polo aquático;
  • Nado sincronizado;
  • Saltos ornamentais;
  • Mergulho.

Os benefícios para a saúde:

Alguns dos benefícios desta modalidade, em que todos os músculos do nosso corpo entram em ação, são:

1. Coração mais saudável:

De acordo com um estudo realizado pela State University of New York, um dos benefícios da natação, nas pessoas que a praticam, é uma frequência cardíaca e níveis de tensão mais baixos do que em pessoas que não nadam, assim como uma melhor circulação sanguínea e menos problemas do foro respiratório.

2. Aumento de massa muscular

A natação permite trabalhar todos os músculos de forma eficaz e sem dor. E como o corpo humano flutua a 80% na água, os movimentos tornam-se mais fáceis de executar. A isto acresce a resistência criada pela água que permite trabalhar os músculos em profundidade.

3. Articulações protegidas

Outro dos benefícios desta atividade passa pelo facto de ser uma modalidade que não envolve impacto protegendo, assim, as articulações da tensão e do stress. Por esta razão a Arthritis Foundation recomenda a natação, e outras atividades físicas realizadas em meio aquático, como forma de prevenção e terapêutica para quem sofre de problemas ou doenças relacionadas com articulações.

4. Contribui para um peso ideal

A natação é bastante útil para a obtenção e manutenção de um peso adequado. Numa hora de natação a uma velocidade moderada podemos gastar cerca de 400 calorias, enquanto num treino mais intenso este valor pode chegar às 900 calorias.

5. Melhora a postura e flexibilidade

Além de melhorar a coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, força muscular e resistência, um dos grandes benefícios de nadar é a promoção de uma boa postura. Isto acontece porque a parede abdominal, algo que, por vezes, é difícil de trabalhar, é bastante solicitada durante um treino de natação, levando ao seu reforço. E com uma parede abdominal reforçada a postura é melhorada levando a uma diminuição das dores de costas, principalmente de quem trabalha sentado durante todo o dia.