Skip to main content

Voleibol - vamos aprender um pouco mais sobre esta modalidade desportiva

O voleibol é uma das modalidades desportivas mais praticadas em todo o mundo. Criado em fevereiro de 1895 pelo norte-americano William George Morgan, o voleibol, ou Mintonett como foi chamado inicialmente, tinha como objetivo ser um desporto de equipa sem contacto físico entre os adversários, de forma a minimizar os riscos de lesões.

 

A popularização do desporto é tanta que, em 1949 acontece o primeiro Campeonato do Mundo em Praga, vencido pela Rússia.

Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o vólei foi admitido como desporto olímpico e a sua primeira disputa ocorre nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 equipas masculinas e seis femininas. No grupo masculino fizeram parte o Japão, Roménia, União Soviética, Checoslováquia, Bulgária, Hungria, Países Baixos, Estados Unidos, Coreia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de vólei masculino foi a Rússia, a Checoslováquia e a Japão completam o pódio com o segundo e terceiro lugar respetivamente.

No lado feminino, competiu o Japão, União Soviética, Polónia, Roménia, Estados Unidos e Coreia do Sul. A equipa japonesa sagra-se vencedora, seguida da União Soviética e da Polónia.
 

Como se joga?

o voleibol é um desporto que precisa de 12 atletas, divididos em duas equipas de seis jogadores. O jogo começa com uma das equipas a servir, lançando a bola para o campo do adversário. Depois do serviço efetuado a equipa que recebe a bola pode dar três toques na mesma, sempre com jogadores diferentes, e lançar novamente a bola para o outro lado do campo, onde se encontra a equipa adversaria. É considerado ponto quanto uma das equipas dá mais de três toques na bola, quando esta vai à rede, sai do recinto ou toca no chão do meio-campo.

Como no ténis, um jogo de voleibol pode ter até cinco sets e ganha quem conseguir conquistar três deles. Cada set é jogado até aos 25 pontos. Caso fique empatado a 24 pontos, a partida só terminará quando uma equipa conseguir uma vantagem de dois pontos sob a adversária.
Se cada equipa ganhar dois sets, a partida será definida no quinto, conhecido como “tie-break”.

 

Quem pode jogar?

Qualquer pessoa saudável pode jogar. É indicado para todas as idades e pode ser adaptado a crianças ou idosos.

 

Benefícios do vólei

Como sabemos praticar atividade física traz imensos benefícios como a prevenção de doenças, uma melhoria da qualidade de vida, diminuição de alterações de humor ou uma melhoria da autoestima.

O vólei é um desporto que trabalha o corpo como um todo e devido à oxigenação ocorrida no cérebro, derivada do estímulo aeróbico, promove, também, benefícios mentais.

Ao ser uma atividade coletiva estimula a interação social e a sociabilidade. Ao mesmo tempo que ajuda a minimizar problemas como sedentarismo, obesidade, colesterol alto e glicemia desregulada.

Benefícios:

  • Melhora a cognição;
  • Estimula a sinapse dos neurónios;
  • Melhora as capacidades físicas funcionais;
  • Melhora as capacidades cardiorrespiratórias;
  • Fortalece o corpo;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Ajuda na força e resistência aeróbica e anaeróbia do corpo;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Ajuda na saúde dos ossos;
  • Pode ajudar o aumento da massa muscular;
  • Alivia o stresse;
  • Estimula membros inferiores e superiores do corpo