Voleibol - vamos aprender um pouco mais sobre esta modalidade desportiva
O voleibol é uma das modalidades desportivas mais praticadas em todo o mundo. Criado em fevereiro de 1895 pelo norte-americano William George Morgan, o voleibol, ou Mintonett como foi chamado inicialmente, tinha como objetivo ser um desporto de equipa sem contacto físico entre os adversários, de forma a minimizar os riscos de lesões.
A popularização do desporto é tanta que, em 1949 acontece o primeiro Campeonato do Mundo em Praga, vencido pela Rússia.
Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o vólei foi admitido como desporto olímpico e a sua primeira disputa ocorre nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 equipas masculinas e seis femininas. No grupo masculino fizeram parte o Japão, Roménia, União Soviética, Checoslováquia, Bulgária, Hungria, Países Baixos, Estados Unidos, Coreia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de vólei masculino foi a Rússia, a Checoslováquia e a Japão completam o pódio com o segundo e terceiro lugar respetivamente.
No lado feminino, competiu o Japão, União Soviética, Polónia, Roménia, Estados Unidos e Coreia do Sul. A equipa japonesa sagra-se vencedora, seguida da União Soviética e da Polónia.
Como se joga?
o voleibol é um desporto que precisa de 12 atletas, divididos em duas equipas de seis jogadores. O jogo começa com uma das equipas a servir, lançando a bola para o campo do adversário. Depois do serviço efetuado a equipa que recebe a bola pode dar três toques na mesma, sempre com jogadores diferentes, e lançar novamente a bola para o outro lado do campo, onde se encontra a equipa adversaria. É considerado ponto quanto uma das equipas dá mais de três toques na bola, quando esta vai à rede, sai do recinto ou toca no chão do meio-campo.
Como no ténis, um jogo de voleibol pode ter até cinco sets e ganha quem conseguir conquistar três deles. Cada set é jogado até aos 25 pontos. Caso fique empatado a 24 pontos, a partida só terminará quando uma equipa conseguir uma vantagem de dois pontos sob a adversária.
Se cada equipa ganhar dois sets, a partida será definida no quinto, conhecido como “tie-break”.
Quem pode jogar?
Qualquer pessoa saudável pode jogar. É indicado para todas as idades e pode ser adaptado a crianças ou idosos.
Benefícios do vólei
Como sabemos praticar atividade física traz imensos benefícios como a prevenção de doenças, uma melhoria da qualidade de vida, diminuição de alterações de humor ou uma melhoria da autoestima.
O vólei é um desporto que trabalha o corpo como um todo e devido à oxigenação ocorrida no cérebro, derivada do estímulo aeróbico, promove, também, benefícios mentais.
Ao ser uma atividade coletiva estimula a interação social e a sociabilidade. Ao mesmo tempo que ajuda a minimizar problemas como sedentarismo, obesidade, colesterol alto e glicemia desregulada.
Benefícios:
- Melhora a cognição;
- Estimula a sinapse dos neurónios;
- Melhora as capacidades físicas funcionais;
- Melhora as capacidades cardiorrespiratórias;
- Fortalece o corpo;
- Melhora a coordenação motora;
- Aumenta a flexibilidade;
- Ajuda na força e resistência aeróbica e anaeróbia do corpo;
- Auxilia na perda de peso;
- Ajuda na saúde dos ossos;
- Pode ajudar o aumento da massa muscular;
- Alivia o stresse;
- Estimula membros inferiores e superiores do corpo