Skip to main content

Conheça os vários tipos de yoga

O yoga – conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia – é uma modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos, levando, por isso, a uma ramificação do mesmo em vários estilos diferentes. Se tem interesse em experimentar a prática ancestral, mas não sabe qual escolher, não desespere, iremos ajudá-lo a conhecer os principais estilos.

Hatha Yoga

“Ha” significa sol, e é representado pelo sol do seu corpo, ou seja, a alma, enquanto “Tha” significa lua, o que representa a consciência, a mente. Desta forma o Hatha Yoga é a procura pelo equilíbrio entre as forças solares e lunares, ou seja, tem como objetivo unir os pares opostos levando a uma união entre a mente e o corpo.

Foi introduzido por Yogui Swatmarama na índia, no século XV, através do livro “Hatha Yoga Pradipika” e é o tipo yoga mais popular e fácil de praticar, devido à sua adaptabilidade a todas as idades.

A sua prática engloba posturas (asanas), exercícios de respiração (pranayama) e meditação, concentração e relaxamento (dharana e dhyana).

Uma das características deste tipo de yoga é a plena atenção na ação, isto é, se estivermos a praticar um asana devemos estar totalmente concentrados em todas as suas fases, sendo o mesmo aplicado para um pranayama, onde a atenção é totalmente focada na respiração.

Uma aula de Hatha Yoga tem uma sequência lenta de permanência prolongada em cada posição, começando normalmente com pranayamas, seguido de asanas e terminando com a meditação ou exercícios de concentração e relaxamento. Conforme a recorrência da prática a permanência torna-se maior e as asanas mais complexas.

Com a prática continuada de Hatha Yoga sentirá diferenças nos seus níveis de energia e de stress, com os primeiros a subir e os segundos a descer, ao mesmo tempo a flexibilidade e a força terão um incremento. Este é um tipo de Yoga aconselhado a quem quer praticar a paciência e ter uma aula com um ritmo lento.


Ashatanga Yoga

Criado por K. Patabhi Jois, o Ashantaga Yoga significa “Yoga de oito membros” em sânscrito. É uma prática bastante dinâmica e exigente, que sincroniza a respiração com um conjunto progressivo de posturas, e que tem como objetivo a purificação do corpo e da mente através dos oito limbos do Ashtanga Yoga: Yama (auto-disciplina); Niyama (observância religiosa); Asana (postura); Pranayama (contenção da respiração); Pratyahara (abstração dos sentidos); Dharana (concentração); Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de supra-consciência).

Existem cinco grupos de asanas neste método, sendo necessário dominar todas as posturas do grupo para se passar ao nível seguinte.

Para aumentar a força e flexibilidade rapidamente é recomendada a prática diária desta modalidade que trabalha todas as partes do corpo. Tal como nos outros casos de yoga, também o stress será diminuído e o conhecimento espiritual aumentado. É um tipo de yoga adequado a quem gosta de desafios e disciplina, não sendo recomendado a quem tem alguma lesão ou articulações mais sensíveis.

 

Power Yoga

Também conhecido como Power Vinyasa ou Core Power Yoga este estilo, que é considerado uma versão mais ocidentalizada do Ashtanga Yoga, é dos tipos mais multidisciplinares e vigorosos.

Criado nos Estados Unidos da América no início dos anos 90 por Bender Birch, o Power Yoga pretende ensinar aos praticantes como comunicar melhor com os seus próprios corpos e aceder ao centro (core) da sua parte espiritual, de forma a atingir o verdadeiro poder (power) ou fortalecer a alma.

As aulas são marcadas pela intensidade e velocidade, eliminando a necessidade das séries fixas, sendo também de destacar que o tempo de permanência em cada movimento é menor do que no Hatha, tornando a aula mais fluida e rítmica – as posturas chegam a formar coreografias.

É uma ótima forma de manter a boa forma física e uma ferramenta eficaz para melhorar o uso da respiração, sendo indicada pessoas que querem conhecer a fisolfia do yoga, mas que também dão bastante importância à parte física.