Skip to main content

Dia Internacional do Yoga

Celebrado a 21 de junho, uma alusão ao solstício de verão, o Dia Internacional do Yoga é uma data que apela à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor.

Neste que já foi o Dia Mundial do Yoga, até à mudança de nome em 2014 pela ONU, realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5 mil anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre.

 

Os seus benefícios são tantos que, por exemplo, a ONU tem oferecido aulas de yoga aos seus funcionários, como forma de lidar com as crises de saúde física e mental durante a pandemia. Além disto, a Organização Mundial de Saúde, também recomendou o yoga como forma de melhorar a saúde.

Benefícios do Yoga

  • Ajuda a diminuir o stress e a ansiedade

O yoga é conhecido por ajudar a aliviar o stress e a promover a sensação de relaxamento. Com a prática continuada a sensação de descontração e tranquilidade é aumentada.
 

  • Reduz o processo inflamatório

Além de melhorar a saúde mental, alguns estudos sugerem que um dos benefícios da prática é a redução da inflamação, o que é uma resposta imune normal.
 

  • Melhora a saúde do coração

A pressão alta é uma das principais causas de vários problemas de saúde, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, pelo que reduzir a pressão arterial pode ajudar a diminuir o risco de esses acontecerem, e o yoga pode ajudar a proporcionar sensações de tranquilidade que se refletem na saúde do coração.

 

  • Aumenta a força e melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e o fortalecimento dos músculos de forma mais ou menos intensa, dependente do estilo e modalidade do yoga praticado.
Isto ajuda a melhorar o desempenho do nosso corpo para atividades e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados.

 

  • Alivia dores corporais

Com o yoga passamos a ter uma maior consciência corporal, o que significa que a perceção sobre a nossa postura, a maneira como nos sentamos e até sinais de tensões musculares aumente. Assim sendo, é possível corrigir alterações que apareçam, como contraturas, evitando danos na coluna ou articulações.

Os exercícios de alongamento e postura também ajudam na libertação da tensão e a dar mais flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia ou contraturas musculares.

 

  • Melhora o sono

Além da sensação de relaxamento e tranquilidade que é causada pelo yoga, o que por si só já facilita uma boa noite de sono, o yoga aumenta a produção de melatonina, uma hormona que regula o ciclo de sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade.

 

  • É recomendado por cardiologistas

"Esta disciplina oriental transmite um elevado nível de consciência da mente e do corpo e ajuda a respirar pausadamente e melhor", explicou à Prevenir Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

"Quando respiramos lentamente, acionamos o relaxamento e influenciamos o sistema nervoso simpático. Está comprovado cientificamente que, atuando desta forma, o ioga reduz a ansiedade, daí que recomende aos meus doentes a sua prática, pois aumenta a sua qualidade de vida e consegue fazer com que se desliguem dos problemas do quotidiano que o organismo vê como uma ameaça", acrescenta o especialista.