Skip to main content

Exercício Físico em Idade Infantil

A prática de exercício físico é algo fulcral para o bom desenvolvimento dos mais novos devendo, por isso, ser estimulada desde cedo, como defende a Organização Mundial de Saúde, e integrada numa rotina diária juntamente como outras atividades, como a leitura ou a escrita.

 

A prática de exercício físico estimula o crescimento, promove o desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular e é, também, benéfica na prevenção de diabetes, uma patologia cada vez mais comum na infância, pois desta forma o organismo da criança fará um metabolismo correto dos açúcares.

Com que idade devemos introduzir a prática do exercício físico na rotina das crianças?  

Esta é uma dúvida frequente de muitos pais. Até à idade pré-escolar as brincadeiras mais comuns da idade como jogar à bola cumprem o propósito, dado que até aos 6 anos as crianças não possuem a coordenação motora e mental necessária para a prática.
No entanto, a partir da idade do pré-escolar, é aconselhada a prática de exercício regular adequado à idade – quer a nível físico como psicológico.

 

A escolha de um exercício físico deve ter em conta o desenvolvimento da criança, nomeadamente o desenvolvimento da coluna vertebral que pode estar mais fragilizada, assim sendo, natação livre, basquetebol e andebol são boas opções, pois promovem uma extensão adequada da coluna vertebral.

É importante reforçar que a criança não deve ser obrigada a praticar exercício físico, mas sim estimulada, para que seja uma atividade de prazer e bem-estar, respeitando sempre os seus limites e nunca impondo grandes esforços.

Se a criança não souber o que praticar, a ajuda dos pais na escolha e descoberta é imprescindível, podendo começar por exercícios mais educativos como a ginástica, andar de bicicleta, nadar ou correr. A inscrição num clube de desporto pode ser vantajosa, fazendo com que a criança se sinta integrada e apoiada, ao mesmo tempo que aprende os valores inerentes ao exercício físico como o companheirismo, o saber perder e ganhar e o respeito.