Skip to main content

Exercício para os mais novos – 5 modalidades para 5 personalidades diferentes

Como falamos anteriormente a prática de exercício físico é fundamental para o desenvolvimento saudável dos mais jovens, sendo aconselhado a fazer parte da sua rotina desde cedo.

 

O desporto, além de ser uma boa ferramenta para ajudar a moldar qualidades como a empatia, o fairplay ou a concentração, é um excelente mecanismo para minimizar defeitos como o egoísmo ou individualismo. A isto acresce o facto de que cada criança tem necessidades diferentes, enquanto umas têm energia a mais e precisam de a gastar, outras precisam de calma e concentração. Assim, tendo em conta as preferências, idade e alguns comportamentos ou atitudes menos positivas que a criança possa demonstrar, escolha atividades que ajudem a potenciar o que de melhor há nela.

Desta forma, deixamos aqui cinco exemplos de modalidades que vão de acordo às diferentes personalidades dos pequeninos aí de casa.

Desportos de equipa

Atividades desportivas como basquetebol, voleibol, futebol ou andebol, são boas opções para crianças cheias de energia, mas também com falta de disciplina ou um com alguma tendência para serem egoístas. Ao serem desportos coletivos exigem trabalho de equipa, o cumprimento de regras e o respeito pelos colegas de equipa, adversários ou treinadores. É também uma modalidade perfeita para desenvolver capacidades motoras, melhorar a saúde cardiovascular e respiratória, assim como o metabolismo. A sua prática é recomendada a partir dos 4/5 anos.

Natação

A natação é daquelas modalidades que se adequa a qualquer criança, podendo ser iniciada ainda em bebé – sempre de acordo com as recomendações do pediatra. Além de ensinar a nadar, trabalha o corpo num todo, melhora a coordenação motora, flexibilidade, resistência física e muscular e, claro, a capacidade cardiorrespiratória.


Crosstrainig Kids

Aconselhada a partir dos seis anos, o crosstraining kids é uma modalidade de treino funcional que traz imensos benefícios às crianças: melhora o equilíbrio, favorece a coordenação motora, o desenvolvimento muscular, desenvolve o raciocínio e a capacidade de tomar decisões rápidas e concretas. É uma modalidade em que crianças tímidas ou com baixa autoestima beneficiam, dado que os treinos são feitos em grupo, promovendo a interação social e o reconhecimento pelos seus feitos.


Artes Marciais

Recomendada a partir dos quatro anos, esta modalidade que engloba artes marciais como o judo, capoeira ou o karaté, é uma excelente ajuda para crianças com impulsos mais agressivos, pois alia os princípios de não-violência que estão na sua génese com o facto de serem atividades perfeitas para quem quer descarregar frustrações.
A estas vantagens juntam-se ainda a promoção da coordenação motora, o reforço da concentração e o reforço de valores como disciplina ou respeito pelo outro.


Ginástica

Se a criança já tem três anos então pode começar a praticar ginástica, uma modalidade que acarreta inúmeros benefícios cognitivos e físicos, como o desenvolvimento da flexibilidade e o controlo e coordenação motora do corpo. É, também, bastante benéfica para crianças com baixa autoestima ou dificuldades de concentração.


Contudo, é de reforçar que, no final do dia, independentemente da escolha, qualquer das opções trará vantagem para a criança, nem que seja pelas novas aprendizagens que dali advêm.