Skip to main content

Semana dos Desportos de Combate: Aula de Esgrima

A aula de hoje recai sobre um desporto com origem de, pelo menos, três mil anos. Os registos levam-nos numa viagem pelo mundo que passa pela Grécia e Egipto, com as suas pinturas a mostrarem-nos guerreiros com espadas empunhadas, até ao Japão, com um templo datado de 1170 a.C. recheado de imagens de guerreiros semidespidos com armas pontiagudas com bicos de proteção nas suas mãos.

A esgrima desta altura era bem mais do que um simples desporto, era uma maneira de combater e, como tal, não havia nenhuma regra precisa, contudo, a preocupação com a técnica para aplicar e defender dos golpes surge.

Em Roma existem as escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum - especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Já na Idade Média, a esgrima diversificou-se devido aos vários formatos de sabres e espadas existentes.

Sendo um dos desportos mais antigos é normal que se surja como modalidade olímpica bastante cedo: em 1986, nos primeiros jogos da Era Moderna. A essência do combate é tocar sem ser tocado e está aberta a todos, sem limite de idade ou género. Em Portugal a modalidade existe desde 1908, com a realização do primeiro Campeonato Nacional de Espada. 

É um desporto individual, com cada vez mais adeptos, e muito exigente ao nível físico, onde os reflexos andam de mãos dadas com a adrenalina.

Agora que ficou com curiosidade de experimentar, veja a aula que a Academia de Esgrima Histórica preparou para esta semana.