Skip to main content

Vamos aprender a escolher os melhores ténis para a prática de exercício

Ao contrário do que se possa pensar, as sapatilhas não são todas iguais e precisam de ser escolhidas de acordo com as necessidades de cada pé, hoje vamos aprender a fazê-lo.

Seja para ir ao ginásio ou para caminhar, é fulcral ter-se um bom par de sapatilhas, pois todo o peso e impacto está concentrado nessa zona do corpo – os pés. Assim a primeira coisa a pensar é no material, este deve ser de um material têxtil que deixe o pé respirar, ao que Elvis Carnero, fisiologista do exercício, para a sapo, refere “Deve também ter uma sola grossa com desenhos de bandas transversais ou pequenos bicos".  "Com um modelo de sola fina, terá um menor amortecimento e, assim, corre maior risco de lesões por stresse de uso", esclarece. Para identificar o modelo mais adequado para si, faça um exercício simples: caminhe descalço na areia e repare na sua pegada, depois de a observar atentamente irá perceber se as suas extremidades são neutras, pronadoras ou supinadoras.

 

- Pés Neutros

Os chamados pés normais. Na pegada deixada na areia é fácil de observar que, tanto a parte externa como interna do pé, faz uma abóbada que não fica registada no chão. Assim sendo, pode usar tanto ténis neutros como pronadores.


- Pés Pronadores

São aqueles que deixam a pegada de toda a planta marcada na areia. Quem tem este formato de pé gasta mais parte interna dos ténis, por isso, deve apostar numa sapatilha mais dura, feita com material distinto e ter reforços para evitar o desgaste acentuado e lesões. Normalmente os ténis para pronadores têm uma cor diferente na intersola.


- Pés supinadores

São aqueles em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e, principalmente a área do dedo mindinho para se impulsionar. Esta passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contacto do pé com o solo do lado externo terminando na base do mindinho. Como o desgaste é maioritariamente na parte externa, as sapatilhas mais adequadas são as que têm um material mais forte e rígido nessa parte do calçado.