Skip to main content

10 erros a evitar no treino

Costuma ir ao ginásio diariamente, mas apesar deste esforço não consegue ver resultados? Provavelmente pode estar a cometer alguns erros simples que interferem com o seu objetivo, seja ele o fortalecimento muscular, a perda de peso ou uma vida mais saudável.

Fique a conhecer alguns dos erros mais comuns:

1. Não aquecer antes de treinar

O nosso corpo precisa de ser avisado de que vai sair do estado de repouso e entrar em atividade. Um aquecimento de 10/15 minutos é fundamental para preparar o corpo para movimentos mais exigentes, promover um melhor desempenho e evitar lesões.


2. Não se hidratar suficientemente

O calor, a humidade, o vestuário a intensidade do exercício influenciam a sudação e as necessidades de reidratação. Assim sendo hidrate-se antes, durante e após o treino.


3. Tomar suplementos nutricionais indiscriminadamente

Se pretender tomar suplementos nutricionais consulte um especialista em medicina desportiva, ele saberá melhor se é necessário e, se sim, quais os suplementos e dosagens corretas.


4. Não se alimentar como deve ser

Mesmo que tenha como objetivo a perda de peso, não vá para o ginásio sem ter algo no estômago. Começar um treino sem estar devidamente alimentado é um grande erro, pois a falta de “combustível” faz com que a resistência e o rendimento sejam menores. Aposte em alimentos com açúcares naturais, de forma a obter a proteína e os hidratos necessários.

Depois da prática de exercício físico o nosso organismo precisa de hidratação e de restabelecer os níveis energéticos. Barras de cereais/energéticas, iogurtes ou uma refeição ligeira onde os líquidos, hidrato de carbono e proteínas estão contemplados, são uma boa opção.


5. Não usar calçado adequado ao tipo de atividade física

Usar calçado que se adequa à atividade física que vai praticar e às características do pé é essencial para obter o melhor desempenho e prevenir lesões. Aconselhe-se com um especialista em medicina desportiva.


6. Passar demasiado tempo no ginásio

Não é por passar horas e horas no ginásio que os resultados serão melhores, até pode ser contraproducente. Está provado que praticar atividades intensas, como o spinning, durante mais de 50 minutos de seguida, leva a que a hormona do cortisol aumente e, de acordo com pesquisas recentes, níveis elevados de cortisol estimulam a acumulação de gordura, principalmente na barriga, e a perda de massa muscular.


7. Exercitar em excesso determinadas partes do corpo

Por vezes acabamos por trabalhar mais um grupo muscular em detrimento de outro. Isto pode originar problemas de postura e aumentar o risco de lesões.


8. Treinar por treinar

Se treinar em excesso é contraproducente, treinar por treinar igualmente. Se começou a treinar por si, sem pedir aconselhamento profissional, pode estar simplesmente a perder tempo. Assegure-se de que os seus treinos estão direcionados para os diversos grupos musculares, incluindo aqueles que quer mesmo trabalhar. Ter um plano de treinos que tenha em conta o seu perfil e gosto pessoal é meio caminho andando para alcançar os seus objetivos e evitar desistências.


9.Não descansar

Dormir pouco para ir cedo para o ginásio é outro erro a não cometer. O período de relaxamento é essencial para a perda de peso, saciedade, recuperação muscular, bem como redução de stress e aumento de resistência e capacidade para a prática de atividades físicas.


10.Não fazer um check-up desportivo se não pratica desporto há mais de três meses

O check-up desportivo é fundamental para avaliar o seu estado de saúde, bem como ajudar na identificação do risco de lesões e como as prevenir.