Skip to main content

A alimentação também é parte integrante do treino

Praticar uma atividade física é, como sabemos, algo fundamental para um estilo de vida saudável, sendo reconhecido que traz imensos benefícios como a prevenção de certas doenças ou a gestão do peso.

Contudo, em qualquer prática desportiva existe um desgaste do organismo através de diversos fenómenos fisiológicos, como o stress oxidativo, as perdas de fluidos minerais ou a inflamação. É aqui que a importância da alimentação no desporto assume um papel de destaque ao garantir um aporte de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação e adaptação do exercício físico.


Alimentação Individualizada

A Intensidade, o nível, a duração e a frequência do exercício físico são fatores que devemos ter em conta para uma boa alimentação, tendo uma relação direta com as necessidades nutricionais que necessitamos. Desta forma, as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso. No entanto, preocupações como o ter uma alimentação equilibrada e diversifida, que contempla os vários grupos da roda alimentar, são cuidados a ter em conta por quem pratica algum tipo de atividade física.


Hidratação

Manter um bom estado de hidratação antes, durante e após o exercício físico é algo essencial, dado que até uma desidratação mais ligeira pode trazer efeitos negativos no organismo e na capacidade de lidar com a atividade física, levando ao aparecimento precoce de fadiga. Desta forma, estar bem hidratado é uma prioridade para promover tanto a saúde como o bem-estar.


O que comer antes da atividade física

Antes da prática da atividade física – cerca de 4 horas a 60 minutos antes – é importante consumir uma refeição que contenha hidratos de carbono. De forma a evitar o desconforto abdominal a refeição deverá ser mais leve, conforme se aproxime a hora da atividade física. Alguns exemplos de alimentos fornecedores de hidratos de carbono são:

  • Arroz;
  • Batata;
  • Massa;
  • Cereais;
  • Leguminosas;
  • Fruta.

É recomendável que os hidratos de carbono de absorção lenta ou complexos, normalmente presentes em alimentos poucos processados, sejam privilegiados em detrimento de hidratos de carbono de absorção rápida ou simples – presentes em alimentos processados, como bolachas ou cereais de pacote.


Depois da atividade física

Após a prática de atividade física repor as reservas de glicogénio e os minerais perdidos é uma necessidade. Assim, a água e alimentos fornecedores de hidratos de carbono são opções alimentares a ter em mente.

Também o consumo de proteína após o exercício físico é algo benéfico na recuperação muscular, podendo ser obtida através de alimentos como:

  • Peixe;
  • Ovos;
  • Carne;
  • Leite;
  • Iogurtes;
  • Frutos Secos.

Alimentos com antioxidantes como morangos, amoras, cerejas, uvas, laranjas, papaia ou mirtilos são uma grande ajuda no combate ao stress oxidativo provocado pelos radicais livres formados durante a atividade física.

Uma alimentação equilibrada e diversificada é essencial para satisfazer as necessidades nutricionais da população em geral, principalmente para quem costuma praticar exercício físico. Cumprir estas recomendações nutricionais minimiza o impacto do exercício físico no organismo e promove a adaptação ao mesmo, sendo o caminho para um estilo de vida saudável.