Skip to main content

Jogos Paralímpicos: Miguel Monteiro conquista o bronze

O atleta Miguel Monteiro conquistou este domingo, 29 de agosto, a medalha de bronze na prova do lançamento do peso F40. Foi a primeira medalha portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

©Comité Paralímpico de Portugal - Carlos Alberto Matos

Miguel Monteiro conquistou a primeira medalha para Portugal com a marca de 10,76 metros no quinto lançamento, depois de um primeiro arremesso a 10,45, dois nulos e de um a 10,37 metros.

Ainda no Estádio Olímpico de Tóquio, o atleta que tinha sido quinto em 2016, no Rio, viu o seu recorde mundial de 11,01 metros a ser batido três vezes, numa disputa que envolveu o atleta russo Denis Gnezdilov e o iraquiano Garah Tnaiash.

No primeiro lançamento Gnezdilov marcou 11,02, tendo liderado o concurso até à última tentativa, quando Tnaiash conseguiu 11,15, assumindo assim a liderança da prova. Contudo, na derradeira tentativa, o atleta russo fixou o novo recorde mundial com 11,16, assegurando o euro e “lançando” o adversário para segundo lugar.

Miguel Monteiro, em declarações, mostrou-se satisfeito com a conquista do bronze, admitindo, no entanto, que esperava “fazer uma marca melhor”. “Claro que esperava fazer melhor marca, foi para isso que trabalhámos, de qualquer forma foi uma medalha paralímpica, um bronze", disse.

O atleta referiu ainda que a competição "está com a fasquia muito elevada" e acrescentou que "Estamos todos cada vez melhor, hoje não saiu a marca que perspetivava, mas sairá um dia destes".

Esta é a primeira medalha para Portugal e a 93ª em competições paralímpicas.