Skip to main content

Jogos Olímpicos

“A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”

 

Barão de Coubertin

 

Começou hoje, 23 de julho, o maior evento desportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. Com mais de dois mil anos de história, este evento pretende estimular uma competição sadia entre os povos dos cinco continentes, mostrando que “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”, como dizia o Barão de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.


Origem dos Jogos Olímpicos

A origem dos Jogos Olímpicos leva-nos numa viagem até à Grécia Antiga e à sua mitologia. Segundo a lenda a sua criação data de 2500 a.C quando Hércules, após ter completado os doze trabalhos, constrói o estádio Olímpico, em honra a Zeus, seu pai e Deus dos Deuses. Após a sua conclusão, o herói andou em linha reta 200 passos e chamou a esta distância de estádio, tornando-se, mais tarde, uma unidade de distância.

Contudo a data que reúne mais consenso é de 776 a.C., com base em registos históricos encontrados em Olímpia sobre os vencedores de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos a partir de 776 a.C.

Coroebus, um cozinheiro da cidade de Elis, é tido como o primeiro campeão olímpico, ao vencer a primeira disputa do que hoje seria uma prova de atletismo, correndo uma distância de 190 metros contra outros seis homens.

A duração e o número de provas foram aumentando até ocupar cinco dias, num total de 14 competições:corridas de carros de cavalos (a mais nobre), de carros de mulas, e de cavalos de sela; pentatlo (disco, dardo, corridas pedestres, luta e saltos), dromo (uma volta ao estádio), diaulo (duas voltas ao estádio), dólico (24 vezes o comprimento do estádio), provas de luta, pugilismo e pancrácio (espécie de luta livre).

Na cerimónia de abertura os juízes juravam não falsificar os resultados. No encerramento, todos presidiam ao banquete final e coroavam os vencedores. O prémio era uma coroa de oliveira brava, árvore simbólica de Hércules.


Era Moderna

No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional (COI), em 1894.

Atenas foi a cidade escolhida para sediar a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. No total foram 241 os atletas que competiram em nove modalidades.

Desde essa altura, os Jogos olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, com exceção para os períodos das duas grandes guerras mundiais, 1914 e 1918, e 1939 e 1945.

A evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo contemporâneo. Algumas destas adaptações incluíram a criação dos Jogos de Inverno para desportos de gelo e neve, os Jogos Paralímpicos, para atletas com deficiência física e visual, e os Jogos Olímpicos da Juventude, para atletas adolescentes.

Assim sendo, os Jogos Olímpicos afastaram-se do amadorismo puro, imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais.


Medalhas

Os Estados Unidos da América são o país com o maior número de medalhas, com um total de 2827. Portugal tem, até à data, 24 medalhas – 4 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze, estando assim no 68º lugar da tabela.


Recordistas

O maior recordista da história dos Jogos Olímpicos é o nadador americano Michael Phelps, com 21 medalhas – 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Em segundo lugar, e como a mulher mais medalhada da história, encontra-se a ginasta ucraniana Larissa Latynia, com 18 medalhas – 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Em Portugal, temos quatro atletas duplamente medalhados: Carlos Lopes (10 000 metros e Maratona), com uma medalha de ouro e uma de prata, nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976 e Los Angeles 1984, Rosa Mota (Maratona) com bronze e ouro em Los Angeles 1984 e Seul 1988, Fernanda Ribeiro (10 000 metros) com ouro e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000 e, por fim, Luís Mena e Silva (equitação) com duas medalhas de bronze em Berlim 1936 e Londres 1948.


Símbolos

O movimento olímpico utiliza símbolos para representar os ideais consagrados na Carta Olímpica, sendo os anéis olímpicos o símbolo mais conhecido. Composto por cinco anéis entrelaçados, estes representam a união dos cinco continentes habitados. A versão colorida dos anéis: azul, amarelo, preto, verde e vermelho, sobre um fundo branco, formam a bandeira olímpica, tendo sido adotada em 1914 e hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1920.

O lema olímpico é “Citius, Altius, Fortius", uma expressão latina que significa "mais rápido, mais alto, mais forte”.

Meses antes de cada edição, a chama olímpica é acesa em Olímpia, numa cerimónia que reflete os antigos rituais gregos. A performer, juntamente com uma sacerdotisa, acende uma lanterna colocando-a dentro de um espelho parabólico que concentra os raios do sol; ela, de seguida, acende as luzes da tocha do primeiro portador, iniciando assim o revezamento da tocha olímpica que vai levar a chama ao estádio olímpico da cidade anfitriã dos Jogos, onde desempenha um papel importante na cerimónia de abertura.


Curiosidades das Olimpíadas

- 1908, Londres, Inglaterra: os atletas passaram a entrar de forma organizada na cerimónia de abertura. Esta também foi a olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro;

- 1912, Estocolmo, Suécia: Portugal compete pela primeira vez, levando sete atletas em três modalidades;

- 1913: a bandeira olímpica é criada pelo Barão de Coubertin;

- 1920, Antuérpia, Bélgica:
→ a bandeira é hasteada pela primeira vez;
→ com 72 anos, Oscar Swahn é o atleta mais velho na história dos jogos a ganhar uma medalha;

- 1924, Paris, França: Portugal Ganha a primeira medalha – bronze por equipas na prova de hipismo;

- 1928, Amesterdão, Holanda: o fogo olímpico é usado pela primeira vez;

- 1932, Los Angeles, Estados Unidos da América: o hino dos países dos atletas vencedores começou a ser tocado no momento da entrega das medalhas;

- 1948, Londres, Inglaterra: as provas de natação passaram a ser realizadas em piscinas;

- 1964, Tóquio, Japão: as olimpíadas passaram a ser transmitidas via satélite pela televisão;

- 1976, em Montreal, Canadá: o Canadá é o único país-sede que não ganhou medalhas de ouro;

- 1984, Los Angeles, Estados Unidos da América: Primeira medalha de ouro para Portugal na história dos Jogos Olímpicos, Carlos Lopes torna-se vencedor da maratona.
 

Este ano, com lugar em Tóquio, os Jogos olímpicos recebem os melhores atletas dos cinco continentes. Até 8 de agosto vai ser possível ver e vibrar com as suas conquistas. Portugal conta com 92 atletas apurados, 54 masculinos, 34 femininos e 4 mistos, em 17 modalidades – o mesmo número dos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.