Skip to main content

Jogos Olímpicos: Jorge Fonseca conquista medalha de bronze

O judoca Jorge Fonseca conquista a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na categoria – 100, a primeira medalha portuguesa até então na competição.

Jorge Fonseca © Comité Olímpico de Portugal

O atleta português, Jorge Fonseca, venceu o combate que determinava o terceiro lugar frente ao canadiano Shardy Elnahas, oitavo do ranking, por waza-ri, num confronto renhido, mas do qual saiu vitorioso a 39 segundos do fim.

“Trabalhei para o ouro, consegui o bronze. Não correu como queria, agora é trabalhar para conquistar o ouro em Paris. Trabalho para o ouro, não para o bronze, vou continuar a trabalhar porque quero ser o melhor do desporto nacional”, disse em declarações à RTP no final do combate.

Até à medalha, o atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu o belga Toma Nikiforov e o russo Niiaz Iliasov, acabando, no entanto, por ser derrotado pelo coreano Guhan Cho no combate que dava acesso à final.

O percurso do atleta conta com grandes feitos, onde se destacam os sete títulos de campeão nacional, o título de campeão europeu sub-23, duas Ligas dos Campeões ou as duas medalhas de ouro no Campeonato do Mundo, em 2019 e 2021, as primeiras da história do judo português.

Com esta medalha Portugal totaliza 25 medalhas na história da sua participação nos Jogos Olímpicos – quatro de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio