Skip to main content

Jogos Olímpicos: Como ficou Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020?

Recordes nacionais ultrapassados, medalhas de ouro, prata e bronze ganhas e o melhor resultado de sempre nos Jogos Olímpicos, foi assim a participação de Portugal na última edição dos maiores jogos mundiais.

Tóquio2020 chegou hoje ao fim e foi, sem dúvida, uma competição que nos colocou de coração nas mãos e nervos em franja. Vibramos, sofremos e gritamos com as derrotas e vitórias dos nossos atletas, mas no fim podemos dizer: demos tudo e acabamos a competição de cabeça erguida, com quatro medalhas no bolso, 15 diplomas e o nosso melhor desempenho de sempre.

Começamos com a medalha de bronze do bicampeão mundial de judo -100 kg Jorge Fonseca. De seguida Patrícia Mamona quebra, na mesma prova, duas vezes o seu recorde nacional e, com o incrível salto de 15,01 metros, fica em segundo lugar, conquistando a prata no triplo salto. Depois foi a vez de Fernando Pimenta entrar no restrito grupo de atletas com dois pódios nos Jogos Olímpicos, ao conquistar a medalha de bronze de K1 1000. E, por fim, na madrugada de quinta-feira, 5 de agosto, Pedro Pichardo ganha asas e faz um salto espetacular de 17,98 metros que nos dá a subida ao primeiro lugar do pódio e a ambicionada medalha de ouro – ficou completa a trilogia de materiais e o atleta torna-se no quinto campeão olímpico de Portugal. Com este salto fomos o melhor registo mundial do ano, bem como a melhor marca em finais dos últimos 25.

Mas não foi só o recorde de medalhas que batemos, esta edição foi, também, a edição em que recebemos mais diplomas – a distinção feita aos atletas que ficam nos oito primeiros lugares.

Diplomas de Portugal em Tóquio2020:

  • 4º lugar: Auriol Dongmo no atletismo (lançamento de peso)
  • 5º lugar: Catarina Costa no judo (até 48kg)
  • 5º lugar: Yolanda Hopkins no surf
  • 5º lugar: Liliana Cá no atletismo (lançamento de disco)
  • 5º lugar: João Vieira no atletismo (50km marcha atlética)
  • 7º lugar: Jorge Lima e José Costa na vela (49er FX)
  • 7º lugar: Maria Martins no ciclismo de pista (Omnium)
  • 7º lugar: Teresa Portela na canoagem de velocidade (K1 500m)
  • 8º lugar: Gustavo Ribeiro no skate (street)
  • 8º lugar: Equipe de Dressage – Rodrigo Torres, em Fogoso, Maria Caetano, em Fénix de Tineo, e João Torrão, em Equador – no hipismo (Grand Prix Special)
  • 8º lugar: Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela na canoagem de velocidade (K4 500m)

Nota especial para Ana Catarina Monteiro que, mesmo sem medalha ou diploma, merece uma menção honrosa por se ter tornado a melhor nadadora de sempre em Jogos Olímpicos, ficando em 11º lugar nos 200 metros mariposa.

Assim com este resultado que, segundo o presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, “superou as expectativas”, Portugal passa a contar com um total de 28 medalhas conquistadas nesta grande competição mundial, sendo cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze.

O primeiro lugar do pódio dos países mais medalhados coube aos Estados Unidos da América, com 113 medalhas - 39 de ouro, 41 de prata e 33 de bronze, de seguida ficou a China com 38 medalhas de ouro, 32 de prata e 18 de prata, num total de 88 medalhas, e a completar o top 3 ficou a Rússia, com 71 medalhas arrecadadas, correspondendo a 20 de ouro, 28 de prata e 23 de bronze.

O anfitrião dos Jogos Olímpicos, o Japão, conseguiu ficar no pódio de medalhas de ouro, ao conquistar 27 primeiros lugares do pódio.