Skip to main content

Jogos Olímpicos: Fernando Pimenta conquista o bronze e Portugal ganha a terceira medalha

Como se costuma dizer: não há duas sem três e Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze, a terceira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio para Portugal.

Fernando Pimenta © Comité Olímpico de Portugal

No dia em que faz 55 anos que Fernanda Ribeiro conquistou a medalha de ouro na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta, Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze na prova de K1 1.000 metros igualando, desta forma, o total de medalhas conquistadas por Portugal em Los Angeles, 1984, e Atenas, 2004.

Pimenta tinha prometido, ainda no aeroporto, fazer de tudo para conseguir o melhor resultado possível, não conseguiu o ouro, mas durante a meia-final bateu o recorde olímpico com 3:22.942 minutos. No fim trouxe a medalha de bronze, ficando apenas a faltar a de prata na sua coleção.

A corrida que lhe deu a sua segunda medalha olímpica – a primeira, de prata, foi conquistada em Londres em 2012, em conjunto com Emanuel Silva – foi renhida.
O canoísta português teve um arranque menos bom que, rapidamente foi compensado, assumindo a liderança até à segunda metade. Aqui Balint Kopaz, atleta húngaro, assumiu a frente durante os próximos metros até que, a 250 metros, a prova que não se queria fácil, ganha emoção, com Fernando Pimenta a lutar com o húngaro. Contudo, Kopasz disparou e fez uma final extremamente forte, deixando o português para trás onde, mesmo em cima da linha da meta, Adam Varga, ultrapassa, deixando-o a 47 milésimas do segundo lugar.

Desta forma, o pódio ficou completo com os dois atletas húngaros Balint Kopaz (3:20.643 minutos e a bater, por quase dois segundos, o recorde mundial estabelecido anteriormente por Pimenta) e Adam Varga (3:22.431) , primeiro e segundo lugar respetivamente, e Fernando Pimenta em terceiro (3:22.478).

No final da prova, o atleta português mostrou-se feliz com a conquista.
"Acima de tudo sinto-me feliz, os dois húngaros foram mais fortes e mais rápidos. Dei o meu melhor, que é o mais importante. Fiz um ciclo olímpico em que tive em mais medalhas, fui o mais regular. A minha carreira ainda agora começou", referiu em declarações à RTP.

Acrescentando que agora é trabalhar para Paris2024 e, quem sabe, Austrália, em 2032.
"Continuar a trabalhar. Queria vencer. Depois de vencer uma meia-final onde geri e bati o recorde olímpico. Quando é assim, estou aqui para representar os portugueses e Portugal. Sei que havia o sonho de o Pimenta ser campeão olímpico. Isto não acabou. Pimenta vai estar cá. Já comecei a pensar em 2032, que vai ser na Austrália. Enquanto tiver força física e mental, podem contar comigo. Têm sido milhares as mensagens de apoios de todos os portugueses. Tenho de agradecer à federação, a todos os portugueses, ao Benfica, aos limianos. Eu recebi mensagens de pessoas de quem eu não pensava receber e que no início desta jornada olímpica me têm incentivado, enviado os prints dos seus despertadores", atirou.

Depois da sua promissora estreia em Londres2012, numa carreira longa que engloba mais de 100 pódios em competições internacionais, Fernando Pimenta foi ainda quinto classificado em K1 1.000 metros e sexto em K4 1.000 metros no Rio2016.

Com este resultado Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas portugueses com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.